Plano de Emergência

Instruções gerais em caso de emergência

1º – Se houver uma situação de emergência na escola, esta dispõe do seguinte alarme:

Toque de sirene com a duração de 30 segundos.

2º – É à Direção da Escola que compete decidir sobre a evacuação total ou parcial das instalações, depois de ouvidos os Bombeiros e/ou a Proteção Civil.

3º – A coordenação da evacuação das turmas é feita pelo professor e um aluno, nomeado para o efeito e designado chefe de fila  (auxiliar de evacuação). Em caso de evacuação, este segue à frente da turma, enquanto o professor é o último a sair, por forma a certificar-se de que não fica ninguém, a socorrer algum aluno que precise e a verificar que janelas e portas ficam fechadas.

(NOTA: o Chefe de Fila será o Delegado ou o Subdelegado de Turma)

4º – Ao ser determinada a evacuação das instalações, não se preocupe com o material escolar, siga rigorosamente as normas de evacuação.

5º – Os alunos devem sair da sala em fila indiana, sem corridas, mas em passo apressado, seguindo as setas de saída (que constam nas plantas afixadas) e as instruções dos coordenadores de evacuação (Professores e Funcionários dos Blocos)

6º – Não pare nunca nas portas de saída. Estas devem estar livres. Se tiver que utilizar as escadas, encoste-se à parede. Não volte atrás.

7º – Compete ao Professor manter a ordem no ponto de encontro:

ATRÁS DO BLOCO A e C(CADA ANO ESCOLAR ENCONTRA-SE IDENTIFICADO NO CHÃO DO CAMPO DE JOGOS)
10º 11º 12º

e proceder à conferência dos alunos, pelo que estes não devem abandonar o local sob qualquer pretexto e sem a devida autorização.

8º – O regresso à normalidade é definido exclusivamente pela Direção da Escola, que informará pelos meios que considere convenientes, nomeadamente através do Clube da Rádio ou através de um toque de campainha intermitente.

9º – Se, numa situação de emergência, se encontrar isolado, verifique se não há perigo de deixar o local onde se encontra. Siga as setas de indicação de saída e dirija-se para o ponto de encontro previamente estipulado. Caso não consiga sair, (existência de chamas ou portas sobreaquecidas) lembre-se de que deve sempre assinalar a sua presença.

Estas INSTRUÇÕES GERAIS estão afixadas à entrada dos blocos. Lê-as com frequência para melhor te lembrares.

MEDIDAS A TOMAR EM CASO DE SISMO

O que fazer durante o sismo

No interior de um edifício:

• Não deves tentar sair do edifício;
  • Não deves  tentar sair pelas janelas;
  • Deves afastar-te de janelas e painéis de vidro;
  • Deves afastar-te de armários, prateleiras, objetos pesados e ouro mobiliário que possa cair;
  • Deves refugiar-te debaixo das carteiras, agarrar uma perna da mesa  e proteger a cabeça e os olhos pressionando a cara contra os braços;
  • Deves aguardar com calma que o teu professor te dê instruções.

Em zonas de circulação ou onde não haja possibilidade de te cobrires

• Refugia-te junto de pilares, sob vigas e vergas de portas ou junto de uma parede interior, ajoelha-te, coloca a cabeça junto aos joelhos, aperta as mãos firmemente por trás do pescoço e protege os lados da cabeça com os cotovelos.

No exterior do edifício:

• Não deves entrar no edifício.
  • Deves afastar-te de edifícios, muros, vedações, árvores, postes e cabos eléctricos;
  • Deves agachar-te ou deitar-te no solo e proteger a cabeça;
  • Deves ir observando o que se passa em teu redor, mantendo-te alerta a possíveis perigos que te obriguem a movimentar-te.

Em laboratórios:

• Afasta-te de todos os materiais perigosos que posam derramar.

PARA MAIS INFORMAÇÕES CONSULTA O SITE:

NORMAS DE EVACUAÇÃO

Ao ouvires o sinal de alarme. TOQUE DE SIRENE COM A DURAÇÃO DE 30 SEGUNDOS:

• Segue as instruções do teu professor.
  • Não te preocupes com o teu material escolar. Deixa-o sobre as mesas e sai.
  • Segue as orientações de saída em silêncio, sem correr e sem voltar para trás.
  • Não pares na porta de saída. Esta deve estar livre.
  • Dirige-te para o local  seleccionado para o teu ano escolar, mesmo que não estejas em aulas.

Local selecionado:

ATRÁS DO BLOCO A e C

(CADA ANO ESCOLAR ENCONTRA-SE IDENTIFICADO NO CHÃO DO CAMPO DE JOGOS)

10º 11º 12º

Estas NORMAS DE EVACUAÇÃO estão afixadas nas salas de aula e devem ser lidas com frequência para a tua segurança.