eTwinning

Projeto desenvolvido no ano letivo  2017/2018

Link –   eTwinning 2017 – 2018

Projeto desenvolvido no ano letivo  2015/2016

eTwinning: “My problem, is not a problem…”

O Agrupamento de Escolas de Santo António foi convidado, pela DGE, a integrar o projeto europeu eTwinning. O eTwinning é uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo principal fortalecer e desenvolver a colaboração entre escolas europeias no âmbito de projetos comuns, através de um trabalho colaborativo e com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação. Este projeto conta com a participação de todos os países da União Europeia e também a Noruega, Islândia, Turquia, Suíça, Ex-República Jugoslava da Macedónia, Moldávia, Ucrânia, Tunísia, Arméria, Azerbaijão, Geórgia.

A participação num projeto desta índole constitui uma motivação para professores e alunos; fomenta a comunicação; desenvolve as capacidades em TIC; perspectiva a cultura e os valores; proporciona a inovação pedagógica e cria um contexto apelativo para que todos possam aprender.

As professoras Mónica Pereira e Mafalda Araújo participaram no Seminário Internacional de eTwinning, no mês de outubro de 2015, em Marselha e submeteram o projeto a ser implementado no Agrupamento e que tem como objetivo combater o insucesso escolar com recurso à aprendizagem da matemática. Os alunos desenvolverão atividades com recurso a estratégias diversificadas para resolver situações problemáticas. Este projecto visa incentivar e motivar os alunos para aprendizagem da matemática, pretende-se que a resolução de problemas seja encarada como um desafio, imprimindo uma vertente lúdica a uma disciplina que apresenta elevados níveis de insucesso!

O projeto será implementado em três turmas do Agrupamento: 3.º B (Professora Mónica Pereira) e 4.ºB (professor Pedro Caeiro) da EB1 de Coina e 4.º C (professoras Noélia Patuleia e Mafalda Araújo) da EB de Santo António. O intercâmbio será feito com uma turma de 4.º ano do Ecole Elémentaire Guadalupe, em Marselha com a professora Chantal Purificato. Este intercâmbio será realizado na plataforma informática eTwinning, sendo de salientar a extrema segurança oferecida por este recurso.

O projeto será desenvolvido em três etapas:

1) 21/09 a 25/01/16 – Apresentação dos parceiros envolvidos (3 turmas portuguesas e 1 francesa) e criação do enigma inicial.

2) De 22/02/2016 a 18/04/2016 – Partilha de estratégias de resolução de problemas (PowerPoint, vídeos e tutoriais feitos por alunos).

3) 25/04/2016 a 2016/09/06: Criação de um jogo de tabuleiro e jogos didáticos (computador) como produto final.

Os pais e encarregados de educação puderam acompanhar o desenvolvimento do projeto através da plataforma eTwinning.

Contámos com a colaboração de todos num projeto de promoção do sucesso escolar!

No dia 16 de outubro de 2016 foi-nos concedido o Selo de Qualidade pelo projeto My problem, is not a problem….

A avaliação para Selo de Qualidade Nacional tem critérios comuns a todos os países europeus.

Em relação ao trabalho desenvolvido foram destacados os seguintes pontos:

Apresenta trabalho colaborativo entre alunos e professores. Integra o currículo. Utiliza as ferramentas TIC de forma apropriada e diversificada.,

Enigma Inicial