Inscrição nos Exames e Provas de Equivalência à Frequência – 2022 – Ensino Secundário

Apresentam-se aos exames finais nacionais, independentemente da oferta educativa ou formativa frequentada, os alunos que realizam exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso.

Podem apresentar-se, ainda, aos exames finais nacionais, os alunos autopropostos para efeito de aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário.

Podem requerer a realização de exames finais nacionais para melhoria da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior:

a) Na 2.ª fase, os alunos que obtenham aprovação, no presente ano letivo, em disciplinas terminais do 11.º ano ou do 12.º ano sujeitas a exame final nacional;

b) Na 1.ª e 2.ª fases, os alunos que obtiveram aprovação, em anos letivos anteriores, em disciplinas terminais do 11.º ano ou do 12.º ano sujeitas a exame final nacional.

——————————————————————————————————————–

Antes de procederem à inscrição, deverão consultar:

Inscrições nas Provas e Exames – PIEPE – https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login

Antes de proceder ao registo na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE) deverão ler atentamente a documentação de apoio publicada.

Quem já se registou no ano letivo transato na plataforma PIEPE, deverá utilizar o mesmo Nome de utilizador e Palavra passe.

Só é necessário proceder a um novo registo caso o aluno altere a sua condição, ou seja, passe à qualidade de encarregado de educação (aluno maior de idade).

DGE – FAQsPIEPEhttps://www.dge.mec.pt/perguntas-frequentes-plataforma-de-inscricao-eletronica-piepe

Os alunos que não sejam portadores de cartão de cidadão têm de solicitar junto da escola de inscrição a atribuição de um número interno.

——————————————————————————————————————–

Para alunos Candidatos ao Ensino Superior no presente ano letivo.

Pedido de Atribuição de Senhahttps://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx

Pré-requisitos 2022https://www.dges.gov.pt/guias/preq.asp?plid=593

Calendário dos Pré-requisitos 2022 https://www.dges.gov.pt/guias/preq_calend.asp

Assistente de Escolha de Curso – https://www.dges.gov.pt/guias/assist.asp

——————————————————————————————————————–

Documentos de Apoio

Guia Geral de Exames 2022https://wwwcdn.dges.gov.pt/sites/default/files/guia_geral_de_exames_2022.pdf

NORMA 01/JNE/2022 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário (alteração na pág. 9 com repercussão nas páginas seguintes)

Regulamento de ExamesDesp. Normativo n.º7-A/2022 – Determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico/Secundário para o ano letivo de 2021-2022

Utilização de Calculadoras no Ensino SecundárioOfício n.º 3676/2022/DGE – Ofício Circular das calculadoras 2022

ANEXO: Utilização de Calculadoras no Ensino SecundárioLista Exemplifica, não exaustiva, de calculadoras 2022

Decreto-Lei n.º 27-B/2022 – Estabelece medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação e conclusão dos ensinos básico e secundário e para efeitos de acesso ao ensino superior

Consultar a Página da Escola: https://www.escolasdestantonio.edu.pt/

As dúvidas sobre Inscrições deverão ser colocadas ao Diretor de Turma ou ao professor João Ribeiro da Direção, responsável pela Área de Alunos e Exames.

A Direção