Centro Formação Barreiro/Moita no roteiro do ERASMUS +

Em setembro 2020 o Centro de Formação de Professores do Barreiro e Moita iniciou o projeto de internacionalização da formação que constituía uma das premissas do Plano de Ação da atual Diretora, Alzira Nobre Mendes. O Centro apresentou-se pela primeira vez como candidato ao Programa Erasmus +, enquanto entidade coordenadora de projetos de consórcio que incidem respetivamente em duas dimensões formativas diferentes: Ensino Escolar e Educação de Adultos.

O consórcio do Ensino Escolar abrange os 13 Agrupamentos dos concelhos Barreiro e Moita. Este projeto com o título “Happier teachers , much better teaching towards more successful students”, compreenderá 86 mobilidades nas quais serão contemplados docentes de todas as escolas  incluindo as respetivas estruturas de gestão. A formação ocorrerá em países da União Europeia, nomeadamente, Chipre, Irlanda Hungria, Roménia, República Checa e Finlândia, abrangendo visitas as escolas, cursos de formação em gestão e liderança, coaching para professores e educadores, desenvolvimento linguístico e gestão de projetos.

O consórcio da Educação de Adultos abrange os Agrupamentos de Escolas dos dois concelhos com Centros Qualifica e/ou Cursos de Educação e Formação de Adultos e ainda a Rumo – cooperativa de solidariedade. Este projeto, com o título de “A regional adult education, one for inclusion”, compreenderá 34 mobilidades nas quais serão abrangidos formadores e outros técnicos ligados ao setor. A formação realizar-se-á em, França (Guadalupe), Letónia, Grécia, Espanha, Islândia e Irlanda, abrangendo visitas a instituições de formação de adultos e cursos estruturados em áreas como multiculturalismo, estratégias e competências para o ensino de adultos.

Ambos os projetos serão implementados em 24 meses entre setembro de 2020 e agosto de 2022 e espera-se que tenham como impacto a melhoria da qualidade de ensino nos respetivos setores considerando a abrangência regional dos mesmos, bem como o desenvolvimento e a consolidação da dimensão Europeia do Centro de Formação de Professores e respetivas escolas associadas.